27/04/09

Sessões escolares


A pensar no público escolar, a CTB apresenta O Escaravelho Contador, de Manuel António Pina, de 12 a 15 de Maio, às 11h e às 15h, no Pequeno Auditório do Theatro Circo.

Informações e reservas pelo telefone 253 217 167.


Como uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, dentro de uma caixa o escritor escreve as histórias que o escaravelho lhe contou e que o encenador transforma em imagens no teatro e de que por sua vez os actores são os fazedores. Assim, o livro do Pina "Histórias que me contaste tu" se transforma em teatro para os mais novos que por sua vez levarão os mais crescidos a acompanhá-los nestas histórias vivas.
José Caldas
Autor: Manuel António Pina
Encenação e transposição cénica: José Caldas
Cenografia e figurinos: José António Cardoso
Música: Criada colectivamente a partir da música tradicional portuguesa
Actores: Carlos Feio, Rogério Boane, Jaime Soares, Solange Sá, Teresa Chaves, Alexandre Sá
Desenho de Luz: Fred Rompante
Grafismo: Carlos Sampaio e José António Cardoso
Fotografia: Manuel Correia

AS BACANTES no Brasil

21/04/09

Teatro brasileiro no Theatro Circo



Numa organização conjunta, a CTB – Companhia de Teatro de Braga, o Theatro Circo e o Grupo Dragão 7 apresentam, no âmbito do projecto Circuito de Teatro Português, Candim e Soltando os cachorros. Criado pelo Grupo Dragão 7 da Cooperativa Cultural Brasileira, o projecto – a decorrer em S. Paulo e no qual a CTB está a participar – promove o intercâmbio Cultural entre Portugal e o Brasil, e a integração entre artistas e grupos de teatro.

Desta forma, o Pequeno Auditório do Theatro Circo acolhe o grupo Casa Amarela que, de 5 a 7 de Maio (11h*/15h*; dia 7 também às 21h30), apresenta Candim, uma peça sobre o pintor Cândido Portinari em que se reflecte sobre o medo; e a Companhia Fato que a 8 de Maio (21h30) leva à cena Soltando os cachorros, um espectáculo sob a forma de recital onde são abordados temas como amor, sexo, pátria, nascimento e morte, segundo a perspectiva de três grandes escritoras do século XX: Hilda Hilst, Cassandra Rios e Marisa Raja Gabaglia.

* Sessões escolares

Informações e reservas pelo telefone 253 217 167.

14/04/09

Digressão no Brasil

A CTB - Companhia de Teatro de Braga apresenta As Bacantes, em São Paulo, Brasil, no mítico Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, director do importante grupo Uzyna Ozona e um dos mais prestigiados encenadores brasileiros. Esta apresentação integra o IV Circuito de Teatro Português, em São Paulo, e o Festival de Outono daquele Teatro.

Zé Celso dirigiu há alguns anos As Bacantes com enorme êxito. Personalidade riquíssima da Cultura brasileira, assumiu a luta pela manutenção do seu Teatro Oficina, num período recente, quando interesses económicos tentaram destruir um dos mais ricos patrimónios do teatro Brasileiro. Espectáculos como Boca de Ouro, Cacilda!, A Terra, As Bacantes e tantos outros, fazem deste director um dos mais internacionais homens do teatro brasileiro. O Festival de Avignon homenageou-o recentemente, tal como a Alemanha.

É, pois, com imenso orgulho que a CTB vai apresentar As Bacantes no próximo dia 21, dando início a uma série de apresentações deste espectáculo.

Ainda no contexto da digressão e do Projecto Bacantes, Rui Madeira vai dirigir em S. Paulo, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, a Oficina Bacantes – Uma Orgia do Poder. A acção de interpretação que se desenvolve através da exploração dramaturgica e cénica dos Coros na obra de Eurípides, tem como objectivo a selecção de actrizes para integrar o elenco de As Bacantes nesta série de apresentações.

Desta forma, cumpre-se mais uma etapa do Projecto Bacantes, fio condutor do processo de criação de As Bacantes, peça que concretiza o trabalho iniciado em 2008, no Brasil, onde no âmbito da mesma Oficina foram seleccionados um actor e duas actrizes para realizarem um estágio na Companhia; e o trabalho desenvolvido por um grupo de 14 pessoas, das mais variadas profissões, escolhidas em cerca de 120 participantes na audição realizada em Braga, que integraram uma Oficina sobre prática teatral.

Este Projecto resulta de uma parceria entre a CTB, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Camaçari.

Agenda:
Dia 21, 21hAs Bacantes, Teatro Oficina, S. Paulo

Dia 22, 20hPreconceito Vencido, Oficina Amácio Mazzaropi, S. Paulo

Dia 25, 21hAs Bacantes, Teatro Municipal Lulu Benencase de Americana, S. Paulo