21/10/10

Comunidade de Leitura Dramática



25 de Outubro – 21h30
Salão Nobre do Theatro Circo
Entrada livre

A CTB – Companhia de Teatro de Braga, no âmbito do projecto BragaCult, realiza no Salão Nobre do Theatro Circo, no próximo dia 25 de Outubro, pelas 21h30, a primeira sessão da Comunidade de Leitura Dramática, na qual decorrerá a leitura pública da obra A casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, orientada por Rui Madeira.
Com entrada livre e aberta ao público, Comunidade de Leitura Dramática é uma iniciativa que acontece mensalmente, com o objectivo de criar condições para a destreza na verbalização da Palavra e para a experimentação sobre a sua pluralidade de sentidos, contribuindo para uma elevada cultura dramática. Já que uma das dificuldades mais sentidas pelas pessoas, quer no contexto escolar, quer no contexto profissional, é a incapacidade para comunicar, motivada sobremaneira pela falta de hábitos de leitura.
Após a leitura, feita pelos inscritos na oficina, haverá debate.

BragaCult é um projecto da responsabilidade da Companhia de Teatro de Braga no âmbito das parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE”, QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.

20/10/10

Colóquio

Valle-Inclán no Theatro Circo
3 de Novembro – 15h
Sala de Actos do Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho


A CTB – Companhia de Teatro de Braga e o Departamento de Estudos Românticos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), da Universidade do Minho (UM), promovem o colóquio “Valle-Inclán no Theatro Circo”, no dia 3 de Novembro, às 15h.
A decorrer na Sala de Actos do ILCH, na UM, em Braga, a palestra, aberta ao público em geral, abordará a vida e obra de Ramón del Valle-Inclán, tendo como pano de fundo A Cabeça do Baptista, peça que a CTB estreou a 5 de Outubro e está em cena no Theatro Circo.
Na conferência estarão presentes Manuel Guede Oliva, encenador do espectáculo; actores do elenco e Xaquín Núñez Sabarís, professor da UM; a moderação estará a cargo de Carlos Pazos, professor da UM.
Ramón del Valle-Inclán (Vilanova de Arousa, Pontevedra, 1866 — Santiago de Compostela, 1936), notável autor da literatura espanhola, foi escritor, poeta, dramaturgo, principal renovador do teatro do século XX e criador de um modo teatral próprio: o “esperpento”, que se caracteriza pela distorção grotesca da realidade, com o implícito desígnio de criticar a sociedade. Republicano, manteve contacto com a intelectualidade portuguesa, publicou textos na imprensa nacional, traduziu obras de Eça de Queirós e foi membro da Sociedade de Amigos de Portugal.
Valle-Inclán foi também Professor Catedrático de Estética da Academia de Belas Artes de San Fernando (1916), Presidente do Ateneu de Madrid (1932) e Director da Academia Espanhola de Belas Artes de Roma (1933).

14/10/10

Concerto "à la carte" em Espanha



Concerto “à la carte”
de Franz Xaver Kroetz

27 de Outubro – 20h30
III FITO – Festival Internacional de Teatro de Ourense
Teatro Principal de Ourense
Espanha


A Companhia de Teatro de Braga vai participar no III FITO – Festival Internacional de Teatro de Ourense com Concerto “à la carte”. A decorrer de 22 a 31 de Outubro, na Galiza, em Espanha, a peça de Franz Xaver Kroetz sobe ao palco do Teatro Principal de Ourense, dia 27, pelas 20h30.
Encenado por Rui Madeira, Concerto “à la carte” é um espectáculo construído em partitura de silêncios, meticulosamente orquestrada pela Sr.ª Rasch, uma mulher solitária, com uma vida pautada por rotinas, numa grande interpretação de Ana Bustorff.

Já apresentado em vários palcos nacionais, bem como em Cagliari (Itália), a peça regressa a Espanha em Janeiro de 2011 (dias 14 e 15), desta a feita, no Centro Dramático Galego, em Santiago de Compostela.

Interpretação Ana Bustorff | Encenação Rui Madeira | Assistentes de encenação Frederico Bustorff Madeira, Solange Sá | Tradução Maria Adélia Silva Melo | Cenografia Carlos Sampaio | Figurinos Sílvia Alves | Desenho de luz Fred Rompante | Desenho de som Pedro Pinto | Fotografia de cena Paulo Nogueira | M/12

08/10/10

O Escaravelho Contador em Olhão




O Escaravelho Contador
de Manuel António Pina

23 de Outubro – 16h
Auditório Municipal de Olhão


O Escaravelho Contador viaja até Olhão e, no próximo dia 23 de Outubro, apresenta-se no Auditório Municipal, pelas 16h, para contar histórias vivas a miúdos e graúdos.
Partindo da obra “Histórias que me contaste tu” de Manuel António Pina, a peça infantil da Companhia de Teatro de Braga, com encenação e transposição cénica José Caldas, leva à cena um conjunto de contos que têm como elemento comum o escaravelho.
O Escaravelho Contador é um apelo à fantasia, com uma boa dose de música, alegria e surpresa.

Como uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, dentro de uma caixa o escritor escreve as histórias que o escaravelho por sua vez lhe contou a ele e que o encenador transforma em imagens no teatro e que por sua vez os actores são os fazedores. Assim, o livro do Pina "Histórias que me contaste tu" se transforma em teatro para os mais novos que por sua vez levarão os mais crescidos a acompanhá-los nestas histórias vivas.
José Caldas

Autor: Manuel António Pina | Encenação e transposição cénica: José Caldas | Cenografia e figurinos: José António Cardoso | Actores: Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá, Lina Nóbrega, André Laires | Desenho de luz: Fred Rompante | Fotografia de ensaio: Manuel Correia | Fotografia de cena: Paulo Nogueira | Grafismo: Carlos Sampaio, José A. Cardoso | Música criada colectivamente a partir de música tradicional portuguesa | M/4

07/10/10

Sabina Freire em Évora

 


12 e 13 de Outubro - 21h30
Teatro Garcia de Resende
 Évora



É já na próxima semana, dias 12 e 13 de Outubro (21h30), que a Companhia de Teatro de Braga e A Escola da Noite apresentam a co-produção Sabina Freire de Manoel Teixeira-Gomes, com encenação de Rui Madeira, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
O espectáculo incluído  no programa das Comemorações do Centenário da República, para além de Braga (Theatro Circo) e Coimbra (Teatro da Cerca de São Bernardo), foi também apresentado em Lisboa (Museu dos Coches), no âmbito das comemorações oficiais do Dia Mundial do Teatro pela Presidência da República.
Esta apresentação em Évora decorre no âmbito da Plataforma das Companhias  — um grupo informal que reúne seis companhias de teatro profissional (A Escola da Noite, ACTA, CENDREV, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras e Teatro de Montemuro) e da rede Culturbe — um projecto de programação em rede entre o Theatro Circo (Braga), o Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra) e o Teatro Garcia de Resende (Évora).


Sabina Freire. O espectáculo e os Portugueses. Em Sabina Freire, sejamos claros, estamos numa verdadeira luta de cabeças. E essa luta é uma luta de fêmeas! As mulheres mandam. Os homens fazem parte do universo dos fantoches (o bando, como lhes chama Sabina). Mesmo quando Júlio se atreve a abandonar a dor de cabeça para o confronta derradeiro com Sabina, o resultado é ficar finalmente a conhecê-la.

Encenação: Rui Madeira | Actores da CTB: Solange Sá (Sabina Freire), André Laires (Júlio Freire), Jaime Soares (Dr. Fino), Carlos Feio (Padre Correia e Procurador Ferreira), Thamara Thaís (Francisca) | Actores d’A Escola da Noite: Sílvia Brito (Maria Freire), António Jorge (Augusto César e Ministro), Ricardo Kalash (Epifânio), Miguel Magalhães (Josezinho Soares), Lina Nóbrega (Josefina) | Cenografia: Rui Anahory | Figurinos: Sílvia Alves | Desenho de Luz: Fred Rompante | Criação de Som e Imagem: Luís Lopes | Criação Gráfica: Carlos Sampaio | Fotografia: Paulo Nogueira | M/12

06/10/10

Intercâmbio

A Companhia de Teatro de Braga, no âmbito das relações que mantém com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a Cena Lusófona, dá continuidade ao projecto de intercâmbio cultural. Hélder Manhique, coordenador do gabinete de comunicação e imagem da Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique, está na CTB para realizar um estágio de Produção e Comunicação, com a duração três meses.