21/06/16

Rui Madeira dirige o espectáculo "Don Juan Volta da Guerra" de von Horváth, pelos finalistas do Curso de Teatro da ESMAE



Estreia no final de Junho, dia 29, no Teatro Helena Sá eCosta, no Porto, o espetáculo Don Juan Volta da Guerra de Ödön von Horváth.

Rui Madeira, encenador e diretor da Companhia de Teatro deBraga (CTB) escolheu o texto do escritor húngaro e o trabalhou, desde 15 de Maio, com a turma de finalistas (2015/2016) do Curso de Teatro da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto.

Don Juan Volta da Guerra é o exercício final deste grupo de alunos da ESMAE, maioritariamente composto por mulheres, que estabelecem uma analogia entre este Don Juan e o seu próprio percurso “de três anos de exploração do espaço cénico” na tentativa de se encontrarem enquanto profissionais desta arte.

Para Rui Madeira, a escolha do texto teria de “responder e sustentar o trabalho artístico de um grupo de jovens alunos candidatos às profissões desta artesania” seguindo os três conceitos estruturantes em que, nos últimos anos, se tem focado o seu trabalho enquanto encenador: “Liberdade, Solidão e Cidadania. Na Europa e na qualidade da nossa democracia”.

O Diretor da CTB diz que “para ser a sério” terá de ser muito mais que um exercício final de um grupo de estudantes de teatro: “Será o testemunho de um grupo de jovens artistas sobre o seu Tempo. Um exercício de Memória. Um exercício de Prazer”, reiterou.

O espectáculo estreia no dia 29, às 21h30, e manter-se-á em cena até ao dia 3 de Julho (quarta a sábado às 21h30 e domingo às 18h00), no Teatro Helena Sá e Costa.


design: Paulo Nogueira


FICHA TÉCNICA
Título Don Juan Volta da Guerra
Autor Ödön von Horváth (Edmund Josef)
Tradução José Valentim Lemos
Encenação Rui Madeira
Assistente de Encenação Rita Reis
Interpretação Cláudia Gomes, Cristina Iglésias, Diogo Martins, Dóris Marcos, Gabriela Brás, Gabriela Costa, Guilherme de Sousa, João Lourenço, Mafalda Canhola, Maria Inês Peixoto, Mariana Graça, Mariana Santos Silva, Raquel Cunha, Rita Grangeia, Ruth Boente
Direção de Cena e Produção Gonçalo Gregório
Cenografia Luís Mesquita, Vera Matias
Figurinos Manuel Faria, Mónica Melo, Samanta Duarte
Luz Alexandre Candeias
Som Sérgio Vilela


Sem comentários: