05/10/16

Residência artística de exploração de som e vídeo na Estação de Braga

Nils Meisel e Frederico Madeira desvendam algumas das ideias que se propõem explorar na residência artística, que desde o início de setembro, tem explorado a vida da Estação de Braga.




Esta residência pretende construir uma narrativa audiovisual, de carater experimental, que demonstre a dialética entre aquilo que é constante e o que é transitório na interação das pessoas (“habitantes”) com o espaço da Estação de Braga (nos edifícios antigo e novo) e/ou com os espaços circundantes à própria Estação.
Durante dois meses, Nils (som) e Frederico (vídeo) farão a recolha das imagens e dos sons que constroem a vida da Estação e que se mistura com a vida dos seus “habitantes”: a chegada, a partida, a espera. Esse material será, obviamente, filtrado e construída uma sequência em que o som e a imagem mantêm um diálogo permanente, contudo, funcionando, quase sempre, como unidades independentes uma da outra.
Deste trabalho resultará uma curta-metragem que a ser apresentada em pequenos festivais ou mostras nos espaços da Estação ou outros, de forma idêntica ao que já foi feito na iniciativa Mostra’Cidade / A Rua Vestida, do projeto BragaCult.
No decorrer do trabalho serão feitas atualizações que darão conta do progresso deste projeto nas redes sociais da CTB e/ou num blog próprio [Pombas Pombas].
Edifício Antigo da Estação de Braga (foto: João Vilares)

Maria Augusta Produções  – CTB
A CTB tem vindo a apostar na área da formação (oficinas) e cada vez mais nos novos media, como complemento da sua programação teatral. Isto tem-se mostrado vantajoso, quer na formação de novos públicos, quer no estabelecimento de novas convivências com artistas e criadores vários, cujo percurso está ou esteve de alguma forma ligado à Companhia, mas que trabalham em áreas que abrangem não só a prática teatral, mas também a Literatura, as Artes Plásticas, o Som, o Vídeo, etc. Em sequência deste processo, propõe-se agora a CTB programar uma série de residências, a acontecer no espaço da Antiga Estação de Braga.É também desejável que exista nestas mostras uma maior conexão entre a CTB e outras instituições em Braga, como o GNRation e o espaço Projectil e que estes possam cooperar com projetos em conjunto.

Nils Meisel
Nasceu em Münster, em 1981. Vive e trabalha no Porto, Estugarda e Berlim.É um artista convidado da CTB. Participou como músico na produção de “Os Desaparecidos”, co-produção entre a O-Team, Pathos München e Companhia de Teatro de Braga.Licenciado em som & imagem e com mestrado em Design de Som, conservatório de Piano e outros estudos musicais.Trabalha na área de som abrangendo a composição musical, experimentação, interatividade, teatro e performance.Site: http://nilsmeisel.tumblr.com/

Sem comentários: