06/04/17

OS CEGOS de Maeterlinck, “a metáfora mais horrenda” desta Europa

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) estreia, no dia 6 de Abril, a sua 131ª Produção: OS CEGOS de Maurice Maeterlinck. Um espectáculo no espectáculo no escuro. Uma tragédia na Europa. 

É, também, espectáculo comemorativo do 10º aniversário da Comunidade de Leituras de Textos Dramáticos do Projecto Bragacult, por onde já passaram mais de 200 pessoas das mais diversas profissões, que leram mais de 50 textos clássicos e contemporâneos, em sessões públicas e cujos elementos participaram em criações como: trilogia ORESTEIA, BACANTES, ORATÓRIA DO VENTO, entre outras.


O elenco d’OS CEGOS é composto, exclusivamente, por elementos da Comunidade de Leituras Dramáticas e por cidadão refugiados a residir na cidade de Braga. “Este é um trabalho, sem actores profissionais (para fazer o gosto a Rilke!?) que integrou cerca de 20 cidadãs e cidadãos de Braga e 10 cidadãs e cidadãos de outras latitudes, (Congo, Síria, Guiné Equatorial, Paquistão, Nepal…) que em razão do conturbado mundo em que vivemos, se encontram em Braga. Afirmamos com orgulho que, mesmo antes da Estreia, este projecto já está ganho. Estes, foram meses de solidariedade e de Amizade. E de aprendizagem de TODOS com TODOS”, diz Rui Madeira, director da CTB.



Este espectáculo da CTB é, segundo o encenador, “a metáfora mais horrenda” deste Velho Continente. “Lemos o ateu Maeterlinck e seu Os Cegos, como um teatro de Almas penadas que vagueiam num Lugar Inferno chamado Europa. São almas refugiadas, despidas, despojadas de Tudo em busca de Paz. Estão a caminho, perderam o Guia e não encontram a Casa. E experimentam-se no confronto com a Memória. Experimentam-se eles e experimentamo-nos Nós. Todos. A Europa TODA! Numa cegueira colectiva. Este espectáculo é o filme dos nossos dias. E a banda sonora das nossas noites. A metáfora mais horrenda. A mais cruel e a mais real”, conclui.


OS CEGOS de Maurice Maeterlinck estreia dia 6 de Abril, na Sala Principal do Theatro Circo, às 21h30. Estará em cena, no teatro bracarense, nas seguintes datas: 6 a 8 de Abril, às 21h30; 11 a 13 de Abril, às 21h30; 20 e 21 de Junho, às 21h30.


FICHA ARTÍSTICA
título · Os Cegos*  
autor · Maurice Maeterlinck  
encenação · Rui Madeira 
tradução · Rodrigo Francisco 
cenografia · Alberto Péssimo, Jorge Gonçalves 
figurinos · Manuela Bronze 
vídeo · Pedro Alpoim, João Vilares, Frederico Bustorff
desenho de som · Pedro Pinto 
desenho de luz · Nilton Teixeira 
elenco · (**) Alexandrina Cerqueira, Ana Cristina Oliveira, Carla Carvalho, Diamantino Esperança, Ivone Cunha, Joana Palha, Joana Prata, José Augusto Ribeiro, José Barros, Julita Capelo, Manuela Artilheiro, Maria do Céu Costa, Maria José Rebelo, Teresa Carvalho, Teresa Ferreira, (***) Abbas Syed Zeeshan (Paquistão), Firas Bash (Síria), Shara Diakanua (Congo), Suraj Adhikari (Nepal), Taghreed Shms (Síria), Khim Bahadur Thapa (Nepal)
Frente de sala assegurada pelos associados da ACAPO · Beno Haraldo, Cristina Ferreira, Filipe Azevedo, João Lourenço, Manuel Pinheiro, Maria Baptista

*espectáculo comemorativo dos 10 anos da Comunidade de Leituras de Textos Dramáticos do projecto bragaCult. 
**elementos da Comunidade de Leitura. 
***cidadãos refugiados a viver em Braga

Sem comentários: