11/05/17

Actores da CTB participam num espectáculo a partir de texto de Saramago

Estão neste momento a decorrer, em Almada, os ensaios espectáculo História do Cerco de Lisboa.

Este espectáculo - uma co-produção da Companhia de Teatro deBraga (CTB), ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro deAlmada e Teatro dos Aloés – tem a participação dois actores da CTB: Ana Bustorff e Rui Madeira.

História do Cerco de Lisboa realiza-se a partir do texto homólogo de José Saramago, com dramaturgia de José Gabriel Antuñano e a encenação a cargo de Ignacio Garcia.

A estreia é no dia 5 de Julho de 2017, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, e está inserido no programa do 33º Festival de Almada.

Em Braga, a estreia é a 29 de Setembro e estará em cena, no Theatro Circo, até ao dia 4 de Outubro.




A capacidade de dizer “não” é um dos temas abordados por Camus no seu Homem revoltado. E colocar um “não” onde estava escrito um “sim” é o que faz Raimundo Silva, o revisor que protagoniza a História do Cerco de Lisboa. Só que a afirmação (pela negação) desta personagem Sara Maguiana servirá de ponto de partida para a criação: no caso, a escrita de uma História do Cerco de Lisboa na qual os cruzados “não”auxiliem D. Afonso Henriques na conquista da cidade. E deste “não” surgirá também uma história de amor, entre o revisor e a directora literária Maria Sara – plasmada, de certo modo, nas personagens do soldado Mogueime e da barregã Ouroana. A adaptação de José Gabriel Antuñano vai ao encontro (e vai além) do tema central do romance de Saramago: a fronteira entre a realidade e a ficção, bem como a redenção pelo amor.

A partir de: José Saramago 
Dramaturgia: José Gabriel Antuñano
Encenação: Ignacio García

Intérpretes: Ana Bustorff, Elsa Valentim, João Farraia, Jorge Silva, José Peixoto, Luís Vicente, Pedro Walter, Rui Madeira e Tânia Silva
Cenografia: José Manuel Castanheira
Figurinos: Ana Paula Rocha
Luz: Guilherme Frazão
Som: Miguel Laureano

Sem comentários: