05/05/17

CTB abre mostra de Teatro em Língua Portuguesa, no Brasil


Nos dias 2 e 3 de Junho, a CTB apresenta Um Picasso de Jeffrey Hatcher, em São Paulo, no SESC Ipiranga.

Foto de YESU LUSO - Teatro em Língua Portuguesa.

O espectáculo, estreado em 2014, protagonizado por Rui Madeira (Pablo Picasso) e Solange Sá (na personagem de Fraulein Fischer, inicialmente representada pela actriz Ana Bustorff) e com encenação de EduardoTolentino de Araújo - director brasileiro e fundador do Grupo TAPA.

Fotografia de Paulo Nogueira
Paris ocupada pelos alemães. A Gestapo “quer” uma obra de Picasso para uma “vernissage”. Picasso, é levado para um bunker, onde conhece uma atraente loura que está ali em missão secreta: obter a autenticação de Picasso em, pelo menos, um de três auto-retratos do artista. Pretende incluir Picasso numa vernissage com obras de Klee, Miró e Leger. Depois de uma apaixonante esgrima verbal entre o artista e a agente, Picasso acaba por assumir os três desenhos, de diferentes períodos da sua vida. Porém, percebe a “vernissage” trata-se, afinal, de uma manifestação nazi onde se queimarão obras de “arte degenerada” o que provoca no artista uma reacção violenta.

Esta é a segunda edição do evento acontece na capital do estado de São Paulo, de 2 a 11 de Junho de 2017. O programa inclui seis peças de quatro países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. A CTB abre a mostra nos dois primeiros dias (2 e 3) a que se seguem: Qual é a Sentença? A Mulher que Matou a Diferença, de Katchoro Kupalucha, de Moçambique, (dias 3 e 4); I Can’t Breathe, de Elmano Sancho, Portugal (dias 6 e 7); Rostos de Loanda, Luanda, de Angola (dias 7 e 8); Teorema do Silêncio, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português, de Cabo Verde (dias 9 e 10); e As Três Irmãs, do Grupo Teatrão (dias 10 e 11).


Sem comentários: