04/05/17

Oferta cultural diversificada da CTB em Maio

É já no próximo dia 11 de maio que a Companhia de Teatro deBraga acolhe mais um espectáculo sob o signo Viagem – do ciclo que se propôs realizar no quadriénio 2013-2016, Liberdade. Solidão. Cidadania. Viagem., e que por questões de política cultural nacional prolonga em 2017.

Desta vez, o segundo acolhimento deste ano, temos o prazer de receber o grupo galego Chévere com o espectáculo EROSKI PARAÍSO. O espectáculo que subirá ao palco do Pequeno Auditório do Theatro Circo – 11 de Maio, às 21h30 – resulta de um trabalho prévio de pesquisa e documentação sobre a sala de festas Paraíso, que funcionou na localidade de Muros (província da Corunha), entre 1972 e 1990.

Este acolhimento  realiza-se no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas e que levará a CTB a apresentar um espectáculo na Galiza ainda no decorrer deste ano, numa data a anunciar oportunamente.

EROSKI PARAÍSO conta a história de Alex, filha de Antonio e Eva, que regressa a Muros, depois de terminar o mestrado de cinema, para fazer o seu primeiro documentário: um filme sobre os seus pais e o espaço onde se conheceram, sobre a distância que suas vidas abriram entre aquele Paraíso e este, actual, supermercado.


Desde a sua fundação, em 1992, Chévere tem realizado espectáculos e participado em festivais em inúmeras vilas e cidades da Galiza, Espanha, Portugal e outros países europeus, América Latina e África. Os seus espectáculos têm estilos e formatos muito diferentes e são, normalmente, apresentados em espaços não convencionais: na rua, em navios, aeroportos, tendas de circo, janelas, rios, portos, rádios, bares, salas de aula, etc...

Chévere foi galardoado com vários prémios como, por exemplo, Prémio Nacional de Teatro (2014), Critics Award da Galiza (2012), Honor Award for International Theater Mostra Ribadavia (2012), Prémios María Casares: Melhor Show (2012, 2014), Melhor Director (2012), Melhor Atriz (2012), Melhor Atriz Coadjuvante (2014), melhor iluminação (2014), melhor set design (2014), Melhor Ator Coadjuvante (2015), melhor música (2015), melhor texto original (2015).


Também no dia 11 de maio, mas no Centro de Criação de Vídeo e de Som da CTB – Maria Augusta Produções - é inaugurada a exposição Hi-Fi:Duo-E-Re-Sí-Duo do artista Pedro Pinheiro

Esta exposição é o resultado de uma residência artística na área das media arts que decorreu durante aproximadamente dois meses nos estúdios da antiga estação ferroviária de Braga. 

Nestas residências artísticas a Maria Augusta Produções pretende aprofundar as relações entre os projectos artísticos desenvolvidos e o meio envolvente e, simultaneamente, dinamizar a colaboração com instituições da cidade e da região e estabelecer o espaço da Antiga Estação de Braga como recinto cultural de interesse público. 

A exposição abre portas no dia 11 de Maio, às 18h30, e permanece até dia 14.

Dia 14 de Maio
18:30 - Inauguração da Exposiçao Piss Off Art Peace Of Heart Piece Of Art
23:30 - Performance Audio-Visual Pier Zapfen - TREEPiNUS
00:00 - Performance Dyslexic Project
01:00 - Jam Sessions e improvisações com artistas convidados
+++ info brevemente


Depois os últimos dois espectáculos de JUSTIÇA, em Lisboa nos dias 29 e 30 de Abril, no Teatro Meridional, a Companhia de Teatro de Braga apresenta o drama camiliano, desta vez, no Teatro-club de Esposende, sábado dia 13 de Maio.



Sem comentários: