09/06/17

CTB apoia refugiados a viver em Braga

“Os Cegos, de Maurice Maeterlinck, é um espectáculo criado no âmbito do projecto bragacult. 3 - dar a volta à cabeça, para a formação de públicos. Espectáculo que comemora 10 anos da Comunidade de Leituras de Textos Dramáticos, por onde já passaram mais de 200 pessoas das mais diversas profissões, que leram mais de 50 textos clássicos e contemporâneos, em sessões públicas e cujos elementos participaram em criações como: trilogia ORESTEIA, BACANTES, ORATÓRIA DO VENTO, entre outras.

Este é um trabalho, sem actores profissionais, (para fazer o gosto a Rilke!?), que integrou cerca de 20 cidadãs e cidadãos de Braga e 10 cidadãs e cidadãos de outras latitudes, (Congo, Síria, Guiné Equatorial, Paquistão, Nepal…) que em razão do conturbado mundo em que vivemos, se encontram em Braga.”

Bragacult é um projecto urbano para a formação de públicos através de práticas artísticas e culturais integradas. Alguns dos objectivos deste projecto passam pela aquisição de capacidades que contribuam para uma maior integração de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos; contribuir activamente para a coesão social, eliminando discriminações, assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais; e contribuir activamente para o aumento dos sentimentos de pertença do indivíduo na comunidade, através da promoção da ética social.

Partindo destes princípios, o trabalho da CTB não estaria completo se não procurássemos fazer um pouco mais pelas pessoas que, quis o destino, tentassem retomar as suas vidas em Braga. Tal como OS CEGOS do espectáculo “são almas refugiadas, despidas, despojadas de Tudo em busca de Paz.”

A Companhia de Teatro de Braga em conjunto com a Segurança Social de Braga, Cruz Vermelha Portuguesa de Braga e outras organizações de solidariedade social, bem como, dezenas de pessoas anónimas, tem trabalhado, nestes meses, para que estas pessoas tenham, novamente, um lar. Congratulamo-nos, por isso, com a onda solidária que este projecto gerou e agradecemos a todos os que contribuíram com móveis, loiças, roupas, etc..

Um pequeno passo foi dado ao conseguirmos, todos, que a Shara e os seus filhos Cristi, Maravilha e Zinga tenham, finalmente, a sua casa e assim se tornarem, cada vez mais, membros activos da comunidade Bracarense. Estamos simultaneamente a trabalhar para que, muito em breve, seja a vez de Suraj, Abbas e Khim.


A Companhia de Teatro de Braga


“Olá!
Eu sou a Shara e sou da república Democrática do Congo, onde nasci, cresci e de onde saí em Fevereiro de 2016. Vim com as minhas duas filhas: a Cristi e a Maravilha.
O Congo é um bom país  e tenho muitas saudades da minha família e das pessoas de quem gosto . É difícil estar longe delas.
Quando saí do Congo fui para Angola e daí para Portugal. Cheguei grávida e o meu filho já nasceu em Portugal. Chama-se Zinga e tem oito meses.
De momento, não posso voltar para o meu país, porque o Congo ainda não tem paz.”
Texto da Shara para o espectáculo Os Cegos

Shara e os seus filhos em Os Cegos (foto: Paulo Nogueira)


Sem comentários: