28/06/17

História do Cerco de Lisboa

História do Cerco de Lisboa, a partir do texto de José Saramago, estreia no dia 5 de Julho, no Teatro Municipal Joaquim Benite, no âmbito do 34º Festival de Almada.

Este espectáculo será apresentado em Braga, no Theatro Circo, nos dias 29 e 30 de Setembro e nos dias 1, 3 e 4 de Outubro.

Foto de ensaio
Quatro companhias do teatro independente reúnem-se para uma realização rara de serviço público cultural: criar um espectáculo a partir de um romance do Prémio Nobel da Literatura português - História do Cerco de Lisboa - que será apresentado, após a estreia em Almada, em Braga, na Amadora e em Faro, num total de 37 representações. Para Ignacio García, o romance de Saramago consiste sobretudo na história de um "não", e numa reflexão sobre os mecanismos da criação literária. Para além das personagens principais do romance, para a dramaturgia de José Gabriel Antuñano é também convocado o próprio José Saramago, que estabelece um diálogo com o revisor Raimundo, o protagonista desta história - que também é de amor.


Foto de ensaio
Esta é uma co-produção entre a Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga, Teatro dos Aloés e ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve.

Foto de ensaio
texto José Saramago
dramaturgia José Gabriel Antuñano
encenação Ignacio García
cenografia José Manuel Castanheira
figurinos Ana Paula Rocha
luz Guilherme Frazão
som Miguel Laureano
assistente de encenação Marco Trindade
elenco Ana Bustorff, Elsa Valentim, João Farraia, Jorge Silva, José Peixoto, Luís Vicente, Pedro Walter, Rui Madeira, Tânia Silva


Pintura de José Manuel Castanheira

Sem comentários: