23/11/17

Projecção da reportagem "Operación Dulcinea" na Shairart no âmbito do projecto BragaCult

No dia 27 de Novembro, às 21h30, na galeria Shairart a Companhia de Teatro de Braga – através do seu projecto de formação de públicos de teatro BragaCult – fará a apresentação da reportagem, “Operacion Dulcinea”.

Luís Menéndez
José Manuel Mendes
A reportagem foi realizada para a TV Galiza, em 1995, e conta a história do sequestro do paquete Santa Maria, em Janeiro de 1961, através do relato de alguns dos envolvidos e de algumas imagens inéditas do assalto.

A par da projecção da reportagem, o evento contará com a presença do autor, Luís Menéndez, e com José Manuel Mendes (professor da Universidade do Minho) que nos dará uma perspectiva portuguesa sobre os acontecimentos do início da década de 1960.


Este evento insere-se e complementa a apresentação pública da Oficina de Leituras Encenadas do livro “Mar Revolto”, de Roberto Vidal Bolaño, que constrói a peça centrada no olhar dos mais humildes, os passageiros dum camarote de terceira classe do navio Santa Maria.

A oficina dirigida pelo dramaturgo e encenador Manuel Guede Oliva teve a participação de cerca de 30 participantes. Nos dias 28, 29 e 30 de Novembro haverá apresentações públicas, de entrada livre, na Antiga Estação de Braga, às 19h. 

Navio rebaptizado de Santa Liberdade pelo comando do DRIL

Sem comentários: