22/11/17

Projecto BragaCult apresenta Leitura Encenada de "Mar Revolto" de Vidal Bolaño

Está a decorrer a Oficina de Leituras Encenadas sob a direcção do autor, tradutor e director de teatro Manuel Guede Oliva, realizada no âmbito do projecto de formação de públicos de teatro da Companhia de Teatro de Braga, BragaCult, que teve a participação de cerca de 30 pessoas.

Manuel Guede Oliva
Deste trabalho resultarão três apresentações públicas, na Antiga Estação Ferroviária de Braga, nos dias 28, 29 e 30, às 19h00. As sessões tem entrada livre.

Esta oficina desenvolve-se a partir do texto de Roberto Vidal Bolaño, Mar Revolto. O texto do dramaturgo galego inspira-se no sequestro do transatlântico “Santa Maria“ em Janeiro de 1961.

Roberto Vidal Bolaño, autor de "Mar Revolto"
No “Santa Maria“ cruzaram-se, durante a travessia, um punhado de homens libertários. Bastaram uma dúzia de portugueses e outros tantos espanhóis, a maioria galegos – todos membros do Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação (DRIL) – para sequestrar um barco que viajava da Venezuela para Lisboa e Vigo com quase um milhar de pessoas a bordo.

Os revolucionários exigiam a amnistia dos presos políticos, o fim das ditaduras de Franco e de Salazar e pôr em marcha uma Confederação de Povos Ibéricos. Mantiveram o sequestro do navio, com 650 passageiros, durante 12 dias e rebaptizaram-no de “Santa Liberdade“.

O “Santa Maria“ era uma das jóias da navegação civil portuguesa.
A partir deste acontecimento histórico Roberto Vidal Bolaño constrói uma peça centrada na perspectiva dos mais humildes, os passageiros dum camarote de terceira classe.

No dia 27 de Novembro, será visionado, na Shairart (Galeria Novos Emergentes da DST), o documentário “Operacion Dulcinea” realizado para a TV Galiza por Luis Menendez. A sessão realiza-se às 21h30 e contará com a presença de algumas personalidades que darão a perspectiva portuguesa do sequestro do transatlântico.


Sem comentários: