07/03/18

Mulheres têm entrada gratuita em "Imprudência"

No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, nós, Companhia de Teatro de Braga (CTB), prestamos homenagem a todas as Mulheres oferecendo a entrada no nosso espectáculo “Imprudência”.

Ivan Turguéniev escreveu, em 1843, “esta pequena paródia sobre o romantismo grandiloquente” a partir (pensamos nós) da sua “pasión española” chamada Pauline Viardot-García, uma mulher enigmática, cantora de ópera, pianista excepcional, casada com um francês. O seu enorme talento fez com que toda a nata da intelectualidade europeia do seu tempo, e de ambos os sexos, se enamorasse devastadoramente dela.

Esta interpretação da CTB centra-se, segundo o encenador, Rui Madeira, nestes tempos “da pós-verdade em que, parece, já só nos resta “assistir à representação do Mundo” interpretada por um grupo de pequenos palhaços baratos, saídos nem sabemos de onde, surgidos do Nada, arrogantes e ufanos de uma grandeza conquistada no desequilíbrio das redes.”

No mesmo sentido, é uma crítica a este perpetuar da visão do séc. XIX sobre o papel da Mulher na sociedade e o contínuo desrespeito pelos seus direitos, a que ninguém pode ficar indiferente e todos temos a responsabilidade de alterar. 

“Imprudência” é 134ª produção da CTB e estreou em 9 de Janeiro, deste ano. Regressa a cena de 6 a 8 de Março e as sessões têm início às 21h30, no Theatro Circo de Braga.

Solange Sá no papel de Dolores, em "Imprudência".

FICHA TÉCNICAautor Ivan Turguénievtradução António Pescada
encenação Rui Madeiraespaço cénico António Jorge, Rui Madeirafigurinos Sílvia Alves
desenho de luz Nilton Teixeira
design gráfico Carlos Sampaiofotografia Paulo Nogueiraelenco André Laires, Carlos Feio, Eduarda Filipa, Rogério Boane, Sílvia Brito, Solange Sá
 agradecimento TUB – Transportes Urbanos de Braga


Sem comentários: